O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Não é novidade que o comércio e a mídia estão escancaradamente manipulando há tempos os eventos e influenciando no cotidiano dos pobres mortais consumidores!
Dia das mães é a data mestra das vendas, pois mexe direto com o consciente das pessoas. Quem não comprar uma "lembrancinha" para sua progenitora é um sujeito desalmado. E por ai vai- natal, páscoa, dia dos pais etc...
Eu me preocupo em não deixar me corromper, mas é quase inevitável, pois se trata de uma estratégia muito, mas muito bem esquematizada, que até os mais esclarecidos e bem fornecidos de intelécto acabam sendo envolvidos, imagine eu ...
Bem, não estou preocupada exatamente com as perspectivas consumistas do meu pequeno Vitor de 7 anos. Estou mesmo é preparando meu espírito para se despedir do meu garotinho infantil e receber em minha vida um menino juvenil. A transição é tão rápida, quase imperceptível. Sei que quando eu olhar para o lado... puft, vou ver um homem.
Deus que me ajude! Que eu esteja conseguindo passar a ele valores corretos, que deixem sua vida mais suave e menos dolorida!